Imprensa
Foto: A tribuna

Foto: A tribuna

Na medida em que os animais crescem, a preocupação com a alimentação adequada é fundamental para que a saúde e o bem-estar dos bichinhos sejam mantidas. Saber o tipo de refeição e a quantidade de alimento é um fator básico para a construção de uma alimentação regrada.

 

Dados como idade, raça, porte, nível de atividade física e ração escolhida são levados em conta quando for calcular a quantidade de ração para dar ao pet. É possível seguir as recomendações da embalagem, a maioria fornece uma tabela relacionando o alimento com o peso e idade do animal.

Confira abaixo algumas dicas da veterinária Beatriz Ribacionka sobre alimentação:

  • Sabendo a quantidade diária que o cão deve comer, o ideal seria dividi-la em várias porções ao longo do dia, em vez de deixar a ração disponível o tempo todo.
  • Se o alimento ficar exposto durante muito tempo pode perder sua qualidade e, ainda, atrair animais indesejados (ratos e baratas, por exemplo).
  • Se o cachorro comer toda sua comida de uma vez, ele pode passar mal, com consequências graves. É claro que existem exceções e, antes de fazer qualquer alteração na alimentação do seu cão, é muito importante conversar com o médico-veterinário.

Para saber mais detalhes sobre as doses certas de alimentação do seu pet clique aqui 

 

Você acha que seu animalzinho é inteligente demais? O neuropsiquiatra Jon Lieff divulgou uma lista desenvolvida após uma longa pesquisa para acabar com quaisquer dúvidas, veja abaixo qual é a  posição que seu bichinho ocupada no ranking dos mais inteligentes do reino animal.

Baleias

Quem lidera o ranking são as baleias. Elas possuem habilidades e técnicas culturais e de comunicação mais elaboradas da lista.  Elas criam estratégias de pesca extremamente criativas, e até designam um papel específico para cada baleia durante o ataque.

Foto: Mega Curioso

Foto: Mega Curioso

 

Cachorros

Os cães possuem capacidades de socialização, comunicação, inteligência, criatividade, além de conseguir ler as emoções humanas, colocam os cachorros em segundo lugar no top 10.

Foto: Mega Curioso

Foto: Mega Curioso

Lagartos

Os lagartos quase nunca são lembrados em listas de inteligência, mas os anolis, em particular, impressionam os pesquisadores por causa de suas habilidades cognitivas. Eles demonstram uma capacidade avançada de resolver problemas e contas. O aprendizado rápido e a memória extraordinária são outros pontos.

Foto: Mega Curioso

Foto: Mega Curioso

Para conferir o ranking geral do top 10 clique aqui 

 

Foto: www.mississaugaveterinaryclinic.ca

Foto: www.mississaugaveterinaryclinic.ca

O seu bichinho não precisa estar com aparência de doente para você levá-lo ao veterinário. O check-up é um exame de bem-estar, seu animal deve fazer para manter a qualidade da saúde em dia. Mas a dúvida é: quantas vezes ao ano é preciso levar o meu bichinho de estimação ao médico veterinário?

A quantidade de check-up do animalzinho depende da idade e do estado de saúde. Se o animal for filhote é recomendável levá-lo mensalmente para realização do exame. Quando o animal é adulto é necessário realizar o check-up anual e quando atinge a meia idade ou idosos são recomendados os exames semestrais.

Na dúvida consulte sempre o médico veterinário, ele está na melhor posição para recomendar quantas vezes o seu bichinho de estimação deve realizar o exame de bem-estar, com base em sua raça específica, estado de saúde e estilo de vida.

Durante um exame de rotina de bem-estar o médico veterinário faz perguntas sobre a dieta do seu bichinho, exercícios, sede, respiração, comportamento, hábitos, estilo de vida e saúde em geral. Seu veterinário também irá realizar um exame físico. Com base nos resultados o médico dará um direcionamento para o tipo de tratamento que ele necessita.

Na realização do exame físico o médico analisa alguns pontos como: se o seu animal é rápido e esperto, quanto tempo fica parado, se seu animal de estimação tem um peso e condição corporal adequado (nem muito gordo, nem muito magro), entres outros.

O que devo fazer antes de um exame de rotina?

Antes de marcar a a consulta com seu veterinário, você deve perguntar  se o animal deve ou não fazer jejum. Prepare-se com algumas informações básicas, como a marca e o tipo de alimento que seu bichinho come, se a família o alimenta com quaisquer sobras de comida, se você dá ao seu pet todos os suplementos, e se alguém na família tem notado algum problema.

Via Estimação.com

Para saber mais detalhes sobre o check-up do seu animal clique aqui