O gato persa não tem esse nome à toa. Vive há eras na região do Império Persa, atualmente o Irã! Nesse período, o gato era praticamente um pet model, sendo considerado o bichinho da realeza, mascote das rainhas do império. Porém, uma estrela dessa não poderia fazer parte apenas do casting animal da Pérsia e assim que teve a oportunidade de conhecer novos lugares, não hesitou em entrar no barquinho.
Do Oriente para o Casting Animal da Europa
Foi Pietro della Valle que primeiro trouxe o gato persa para a Itália, em 1626. Na Europa, o gatinho já ganhou vários entusiastas da raça e fez um grande sucesso. Porém o gato que conhecemos hoje passou para mudanças para ficar assim fofinho. O gato original do oriente começou a ser cruzado com a raça Angorá desenvolvendo assim os detalhes que vemos hoje em dia, inclusive a variação de cor de sua pelagem, fazendo dele um pet model versátil e cheio de detalhes especiais!
Virando Pet Model na Inglaterra
Em 1871, o artista Harrison Weir, um dos primeiros catlovers do mundo, organizou uma feira de exposição de gatos no Crystal Palace, em Londres. Imagina o quanto de pet model que tinha lá? O casting animal estava cheio e a principal estrela foi o gato persa, recém-chegado no território britânico e grande queridinho da Rainha Vitória, que tinha dois lindos gatinhos de companhia.
Com o passar dos anos, a carinha achatada conquistou a América e o coração de todos com seu charme, fofura e delicadeza. Não é à toa que, no nosso casting animal, temos a pet model Shineamoon, que faz o maior sucesso por aí. Com uma história dessa não é possível que o gato persa não tenha conquistado seu coração!
Veja como era o Persa antigamente:
Você também conhecer ainda mais sobre o padrão da raça Persa (Show/Top Show) nas exposições oficiais.
Seu gatinho também faz o maior sucesso? Saiba criar o perfil dele na Pet Model Brasil aqui:
Modelo: Shineamoon
Tutora: Cecy Passos
Fotos: Edu Leporo
Pesquisa:
Enciclopédia Felina Royal Canin