Alguns cães tem o sono mais agitado que outros, assim como acontece com os seres humanos. Muitos tutores costumam ver seus cães se mexendo muito durante o sono e imaginam que eles estejam sonhando. Cachorro sonha? Sim, cães também sonham!
O sono dos cães tem três estágios:
1. NREM (movimento não-rápido dos olhos)
2. REM (movimento rápido dos olhos)
3. SWS (sono de onda lenta) – é nesse estágio que o cão respira profundamente.
Os cães sonham no estágio REM (segundo estágio) e é nesse ciclo que eles tendem a se mexer (normalmente as patas, como se estivessem correndo) ou mesmo latir.
A maioria das pessoas acreditam que um cão é capaz de processar cerca de 100-150 palavras. Alguns especialistas acreditam que há cães que pode processar 500. Estamos falando de algum tipo de padrão de pensamento cognitivo, como a capacidade de reconhecer uma bola como uma bola. Será que eles realmente pensam, “Vamos lá. Estou sendo bom. Joga a bola pra mim? “Provavelmente não. Mas quando você pede a um cão para ir pegar a bola, a maioria dos cães sabem o que você está falando. A maioria pode diferenciar entre “pegue a bola” e “pegue um brinquedo.”
O que isso tem a ver com sonhar? Nós já sabemos que os sonhos são a forma do nosso cérebro de processar as nossas experiências na vida. Os cães têm experiências e são considerados inteligentes o suficiente para precisar o tempo de processamento também. Alguns especialistas argumentam que todos os mamíferos sonham para processar e aprender. O que um cão experimenta podem ou não impactar em seus sonhos.
Gostou do tema? Para ler a matéria completa, acesse: http://www.canini.com.br/caes-sonham-pesadelos/
Só quem desfruta do companherismo de um pet pode saber qual é a dor que se sente quando o vê partir. Em busca de respeitar esse momento doloroso, um novo projeto de lei (PL) foi apresentado na Câmara Municipal de Curitiba esta semana. O vereador e pré-candidato à prefeitura da cidade, Professor Galdino, propôs que os funcionários públicos tenham direito a um dia de folga de trabalho em caso de morte de um animal de estimação. A ideia, segundo o vereador, também é um incentivo a microchipagem de animais.
Foto: Reprodução
Fonte: Catraca Livre
Para saber mais, acesse a matéria completa no link