Assim como as pessoas, os cães também precisam ser educados para aprender a se comportar corretamente. Ter um cão que fica pedindo comida enquanto você come, late sem parar ou pula nas visitas pode acabar encomodando bastante. Por isso, como dono do cão, você pode ajudá-lo na sua educação. Conheça a seguir os principais elementos para adestrar um cão adequadamente. Com a devida atenção, você pode tornar o seu cachorro muito mais apto para o bom convívio com as pessoas!
fonte: http://www.comotreinarumcao.com.br/adestramento-de-caes
Os cachorros falam conosco, mas é claro que a linguagem canina deles é diferente.
Dizem que eles podem se expressar com mais de 100 expressões faciais diferentes. Não é à toa que às vezes falamos: “meu cachorro só falta falar!” Os cães se comunicam usando comandos verbais, linguagem corporal e expressões faciais, mas podem aprender centenas de sons humanos, porém não consegue combiná-los. É por isso que usam-se comandos curtos como “senta!” e “vem!”.
Agora, quer entender o que seu amigo quer dizer com seus trejeitos, expressões e linguagem corporal? Continue lendo este texto.
Expressões Corporais
Confiante
• Postura – ereta
• Rabo – abanando lentamente
• Orelhas – atentas, mas com aparência relaxada
• Olhos – pupilas pequenas
• Boca – fechada ou lábios ligeiramente separados
• O que ele quer dizer: “está tudo bem!”
Assustado, ansioso com medo
• Postura – abaixado
• Rabo – encolhido
• Orelhas – para baixo
• Olhos – olhar arregalado com partes brancas à mostra
• Boca – aberta ou fechada, ofegante
• O que ele quer dizer: “não sei o que está acontecendo!”
Agressivo
• Postura – rígida
• Rabo – para cima ou para trás, muito rígido
• Orelhas – atentas em pé
• Olhos – intensos, focados
• Boca – lábios puxados para trás e alguns dentes a mostra
• Arrepios – há uma linha de pêlos que começa na base do pescoço e vai até os ombros. Ela aumenta se o cão estiver agressivo e diminui se ele está relaxado.
• O que ele quer dizer: “estou muito bravo!”
Relaxado
• Postura – deitado ou de pé, tranquilo
• Rabo – para cima abanando ou solto naturalmente
• Orelhas – em seu estado normal, dependendo da raça (as orelhas de um Terrier estariam para cima, mas relaxadas, as de Hound estariam para baixo)
• Olhos – dilatação normal da pupila, focada, mas não olhando fixamente
• Boca – aberta e levemente ofegante
• O que ele quer dizer: “estou tranquilão!”
Como dissemos anteriormente, os cachorros podem se expressar de diversas formas, em até 100 expressões diferentes! Na imagem abaixo, você pode identificar outros sinais que seu cão faz:
FONTE: Tudo Sobre Cachorros
Para ler a matéria na íntegra, acesse: http://www.geracaopet.com.br/blog/linguagem-canina/
Alguns cães tem o sono mais agitado que outros, assim como acontece com os seres humanos. Muitos tutores costumam ver seus cães se mexendo muito durante o sono e imaginam que eles estejam sonhando. Cachorro sonha? Sim, cães também sonham!
O sono dos cães tem três estágios:
1. NREM (movimento não-rápido dos olhos)
2. REM (movimento rápido dos olhos)
3. SWS (sono de onda lenta) – é nesse estágio que o cão respira profundamente.
Os cães sonham no estágio REM (segundo estágio) e é nesse ciclo que eles tendem a se mexer (normalmente as patas, como se estivessem correndo) ou mesmo latir.
A maioria das pessoas acreditam que um cão é capaz de processar cerca de 100-150 palavras. Alguns especialistas acreditam que há cães que pode processar 500. Estamos falando de algum tipo de padrão de pensamento cognitivo, como a capacidade de reconhecer uma bola como uma bola. Será que eles realmente pensam, “Vamos lá. Estou sendo bom. Joga a bola pra mim? “Provavelmente não. Mas quando você pede a um cão para ir pegar a bola, a maioria dos cães sabem o que você está falando. A maioria pode diferenciar entre “pegue a bola” e “pegue um brinquedo.”
O que isso tem a ver com sonhar? Nós já sabemos que os sonhos são a forma do nosso cérebro de processar as nossas experiências na vida. Os cães têm experiências e são considerados inteligentes o suficiente para precisar o tempo de processamento também. Alguns especialistas argumentam que todos os mamíferos sonham para processar e aprender. O que um cão experimenta podem ou não impactar em seus sonhos.
Gostou do tema? Para ler a matéria completa, acesse: http://www.canini.com.br/caes-sonham-pesadelos/
O ano está começando e nada melhor do que achar um parceiro para alegrar ainda mais o seu pet, não é mesmo? Mas, arrumar um namorado que agrade os donos não é nada fácil. A dificuldade de encontrar um namorado para os pets solteiros foi vista como uma oportunidade de negócio para quatro empreendedores.
Os empresários criaram um site de relacionamento. Isso mesmo! Um site onde é possível procurar o par ideal, basta especificar detalhes como raça, tamanho, cor do pele e até o temperamento do animalzinho. A ideia foi tão boa que o site foi o grande vencedor de um concurso de startups na sede do Sebrae, Brasília.
Para saber mais detalhes sobre esse cupido dos pets clique aqui
O cão é conhecido como “o melhor amigo do homem”, mas essa afetividade entre cão e homem não é um fator relevante para que os cães possam viver mais, ao contrário disso, os gatinhos que são mais isolados e frios ganham vantagem por serem mais independentes.
Nessa disputa entre cães e gatos, os gatos estão ganhando um tempo extra de três anos, alcançando a idade média de 15 anos, contra 12 anos de média dos cães. Segundo os cientistas o segredo do sucesso dos gatos pode estar em sua natureza soberba e solitária.
Enquanto os cães são criaturas sociáveis, os gatos gostam de se preservar, e isso reduziria as chances deles contraírem e disseminarem doenças. Steve Austad, um treinador de leões que pesquisa sobre a biologia do envelhecimento na Universidade do Alabama, em Birmingham (Estados Unidos), disse: “Há uma teoria evolucionista sobre idade que sugere que os seres vivem mais quanto maiores forem as suas condições de segurança”.
Os gatos também têm mais ferramentas naturais contra ataques e por isso Austad argumenta que os gatos são menos suscetíveis a predadores.“Se você tentar pegar um gato que não quer ser pego, você irá descobrir que ele tem todo o tipo de armas que os cães não têm. Os cães podem ser ferozes mas eles só têm a boca, e não podem machucá-lo com nada além disso”.
Para saber mais sobre o processo de envelhecimentos dos cães e gatos clique aqui
Via ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais)
Em 2003 um fato inusitado surpreendeu os funcionários de um abrigo municipal em Sant Louis, nos Estados Unidos. Um dos cães que havia sido colocado na câmara de monóxido de carbono sobreviveu inexplicavelmente. Desde então Quentin é um símbolo da luta contra o uso deste tipo de método de abatimento de animais e já esteve em jornais, revistas e programas de TV. Em 2015, o pet completou 12 anos de sua segunda chance.
Fotos: Randy Grim
O tutor de Quentin é Randy Grim, que o adotou logo após o acontecido. Ele é fundador da Stray Rescue of Saint Louis, uma entidade que resgata e busca animais de rua e escreveu um livro sobre a história de seu pet, chamado Miracle Dog (Cão Milagroso). “As pessoas devem saber que as câmaras de gás são, normalmente, um pouco maiores que uma máquina de lavar roupas. O monóxido de carbono, encontrado no escapamento de veículos, é bombeado para dentro e mata os animais de forma angustiante”, diz no site de sua ONG.
O aniversário da segunda chance de Quentin foi comemorado em um restaurante, alvo da campanha contra maus-tratos aos animais. Ao longo de 12 anos, a dupla já conseguiu fechar mais de 100 câmaras da morte.
FONTE: ANDA
Leia a matéria completa neste link.
Greg Mahle era um gerente de restaurantes em Ohio, nos Estados Unidos, até que um dia encontrou sua vocação: tirar cães abandonados das ruas. A cada duas semanas, ele pega seu caminhão e dirige para os estados do Texas e de Nova York, uma viagem de mais de 6 mil km para salvar cachorros nesta situação.
As pessoas encontram os cães por meio de um site, entram em contato com um abrigo no Texas para adotá-los e Mahle entra em ação para levá-los aos novos donos, cobrando uma taxa de US$185,00, sem se importar com o tamanho do cachorro. Por suas estimativas, ao longo de 10 anos, ele já participou do resgate de 30 mil animais.
FONTE: ANDA
Para ler a matéria completa clique neste link.